Vereadores de Parintins se unem e levam ao Ministério Público denúncia sobre preços abusivos e combustível adulterado

por Mayara Carneiro publicado 12/08/2025 14h47, última modificação 12/08/2025 14h47 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Agora, cabe ao Ministério Público analisar as informações apresentadas e decidir sobre a abertura de um procedimento investigatório para apurar as possíveis irregularidades.

Nesta terça-feira, 12 de agosto, o vereador Alex Garcia (PSD) utilizou seu pronunciamento na Câmara Municipal para solicitar o apoio dos colegas de bancada na formalização de uma denúncia ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) contra a prática de preços abusivos e possível adulteração de combustíveis em Parintins.

Segundo o parlamentar, o preço médio da gasolina comum no município chega a R$ 8,39 por litro, valor muito acima da média estadual e nacional. Além disso, todos os postos da cidade apresentam preços praticamente iguais, o que levanta suspeitas de um possível acordo entre revendedores para manter o combustível em patamar elevado.

A denúncia protocolada no MP-AM conta com a assinatura e o apoio dos vereadores Cabo Linhares, Fábio Cardoso, Márcia Baranda, Azamor Pessoa, Babá Tupinambá, Julvan Medeiros, Telo Pinto e Marcus Cursino, reforçando a união do Legislativo municipal na defesa dos interesses da população.

O documento informa ainda que a mesma denúncia já foi registrada junto ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e ao Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM-AM), para que cada órgão possa atuar dentro de sua competência.

Agora, cabe ao Ministério Público analisar as informações apresentadas e decidir sobre a abertura de um procedimento investigatório para apurar as possíveis irregularidades.