Vereadora Márcia Baranda solicita implantação de plataformas acessíveis no Aeroporto Júlio Belém

por Mayara Carneiro publicado 20/03/2026 11h43, última modificação 20/03/2026 11h43 Crédito: Infraero/Divulgação
“Nosso aeroporto precisa oferecer condições adequadas de acessibilidade para todos os usuários. Parintins recebe muitos visitantes ao longo do ano, o que torna essa adequação ainda mais necessária para evitar transtornos e situações constrangedoras”, afirmou.
Vereadora Márcia Baranda solicita implantação de plataformas acessíveis no Aeroporto Júlio Belém

Crédito: Infraero/Divulgação

A vereadora Márcia Baranda apresentou indicação à Prefeitura de Parintins solicitando a implantação de plataformas de embarque e desembarque acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida no Aeroporto Júlio Belém.

O objetivo é garantir acessibilidade no transporte aéreo, assegurando dignidade, respeito e igualdade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Atualmente, a ausência de equipamentos adequados no aeroporto expõe passageiros a situações de desconforto, insegurança e constrangimento durante as viagens.

Márcia Baranda destacou a importância de investimentos na estrutura do terminal. “Nosso aeroporto precisa oferecer condições adequadas de acessibilidade para todos os usuários. Parintins recebe muitos visitantes ao longo do ano, o que torna essa adequação ainda mais necessária para evitar transtornos e situações constrangedoras”, afirmou.

A assistência adequada durante todas as etapas do embarque é uma responsabilidade dos operadores aeroportuários, conforme normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Diante do anúncio de novos investimentos na infraestrutura do aeroporto, a vereadora reforça a necessidade de que as melhorias contemplem a acessibilidade universal, garantindo um espaço mais inclusivo e adequado para todos.