Vereadora Márcia Baranda propõe reforço na saúde mental de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 20/02/2024 14h16, última modificação 20/02/2024 14h16 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A indicação, direcionada à Prefeitura Municipal de Parintins, solicita a contratação de profissionais na área de psiquiatria, visando atender ao aumento expressivo de casos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros transtornos mentais.
Vereadora Márcia Baranda propõe reforço na saúde mental de Parintins

Foto: Simone Brandão

A vereadora Márcia Baranda (MDB), de Parintins, apresentou uma proposta para a melhoria da saúde mental no município. A indicação, direcionada à Prefeitura Municipal de Parintins, solicita a contratação de profissionais na área de psiquiatria, visando atender ao aumento expressivo de casos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros transtornos mentais, especialmente agravados pela pandemia da COVID-19.

A demanda por atendimentos psicológicos no Centro de Atenção Psicossocial de Parintins (CAPS) tem crescido consideravelmente nos últimos meses. A vereadora ressaltou a importância do trabalho da gestora Doricy Ribeiro, dos médicos e funcionários do CAPS, que, mesmo diante do aumento dos casos, têm mantido um atendimento humanitário. No entanto, a ausência de um psiquiatra na equipe tem gerado preocupação devido à alta demanda e à gravidade dos casos, levando a vereadora a propor a contratação de profissionais especializados.

A carência de profissionais não afeta somente Parintins, mas também municípios vizinhos, como Nhamundá, Barreirinha, Terra Santa, entre outros. A falta de psicólogos e os longos períodos de espera por consultas tornam o atendimento difícil, sobrecarregando a equipe de trabalho. A proposta da vereadora visa não apenas atender a demanda crescente, mas também agir preventivamente, evitando um possível aumento nos casos de doenças mentais e transtornos traumáticos.