Vereadora Márcia Baranda propõe Projeto de Lei para prevenção ao suicídio nas escolas de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 17/10/2023 18h07, última modificação 17/10/2023 18h07 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O projeto prevê a realização de palestras, oficinas, dinâmicas em grupo, workshops, seminários, incentivo à leitura de obras literárias, sessões de filmes educativos e a criação de uma rede de apoio.

Foto: Simone Brandão

Durante a sessão desta terça-feira (17/10), a vereadora Márcia Baranda (MDB) apresentou um projeto de lei para instituir um "Programa de Prevenção ao Suicídio na Rede Municipal de Educação" em Parintins. A iniciativa tem como principal objetivo contribuir para a redução dos casos de suicídio entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes e indígenas do município.

O projeto prevê a realização de palestras, oficinas, dinâmicas em grupo, workshops, seminários, incentivo à leitura de obras literárias, sessões de filmes educativos e a criação de uma rede de apoio que integre professores, gestores escolares, pais, familiares e comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas.

A vereadora destacou a importância da prevenção ao suicídio e afirmou:   "Recentemente, tem sido veiculado nas redes sociais e nos jornais o aumento do suicídio entre crianças e jovens, principalmente indígenas. É lamentável ler e escutar notícias falando desse aumento. Como representante do nosso povo, procurando preservar a integridade física, mental e emocional de nossas crianças e jovens, propomos este Projeto de Lei." disse a vereadora

O programa busca informar e envolver toda a sociedade no combate ao suicídio, com ênfase na prevenção e na promoção da saúde mental entre os jovens do município. A proposta contará com parcerias e convênios para sua execução, caso sancionada pelo poder executivo de Parintins.