Vereadora Márcia Baranda propõe programa de educação midiática nas escolas públicas de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 15/04/2025 12h59, última modificação 15/04/2025 12h59 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
O objetivo é incluir nas escolas atividades que ajudem os alunos a entender melhor as informações que circulam na internet e nas redes sociais. O programa busca ensinar como identificar conteúdos falsos ou fora de contexto.
Vereadora Márcia Baranda propõe programa de educação midiática nas escolas públicas de Parintins

Vereadora Márcia Baranda na Tribuna da Câmara de Parintins

A vereadora Márcia Baranda (União Brasil) apresentou uma indicação à Prefeitura de Parintins para a criação de um Programa de Educação Midiática nas escolas públicas do município. A proposta foi encaminhada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O objetivo é incluir nas escolas atividades que ajudem os alunos a entender melhor as informações que circulam na internet e nas redes sociais. O programa busca ensinar como identificar conteúdos falsos ou fora de contexto, além de orientar sobre o uso consciente da tecnologia.

A vereadora justificou a proposta com base no uso crescente de celulares por crianças e adolescentes. Esse acesso facilita o contato com conteúdos sem verificação. Ela também citou o uso de ferramentas de inteligência artificial, que tornam mais difícil saber o que é verdadeiro

“Apresentamos um projeto de lei no ano passado, indicando a instituição da Semana de Conscientização sobre o Uso Excessivo de Telas por Crianças. Nossa maior preocupação é como a criança utiliza as telas e como ela processa as informações por meio desse uso. Um programa de educação midiática tem como objetivo capacitar pessoas, especialmente crianças e adolescentes, a compreender, analisar, criar e interagir criticamente com o conteúdo da mídia, ajudando no desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania digital e da habilidade de diferenciar informações confiáveis de desinformação. Até adultos têm dificuldade em saber se algumas notícias são confiáveis ou não”, enfatizou a vereadora Márcia Baranda.