Vereadora Márcia Baranda propõe mutirão de exames PSA e consultas com urologista

por Mayara Carneiro publicado 07/11/2023 15h23, última modificação 07/11/2023 15h23 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar

Novembro: neste mês de conscientização e combate ao câncer de próstata, a vereadora Márcia Baranda, (MDB) apresentou uma indicação para a saúde dos homens em Parintins. O objetivo é solicitar à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que realize um mutirão de exames PSA e consultas com urologistas, priorizando a detecção, prevenção e tratamento dessa doença.

Márcia Baranda ressaltou a importância do diagnóstico precoce para garantir a cura do câncer de próstata. "Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem esses fatores devem procurar um urologista para discutir o exame.", disse a parlamentar.

A vereadora enfatizou que o PSA não é apenas útil no diagnóstico, mas também no acompanhamento de pacientes tratados de neoplasias de próstata. Ela destacou a importância de intensificar exames e consultas com urologistas para prevenção, detecção e tratamento.