Vereadora Márcia Baranda propõe medidas para auxiliar no combate ao Aedes Aegypti

por Mayara Carneiro publicado 01/03/2024 10h05, última modificação 01/03/2024 11h18 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar

Na última sessão, do dia 27, terça a vereadora Marcia Baranda (MDB) apresentou uma indicação visando intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A proposta, foi encaminhada à Secretaria de Saúde do Município de Parintins (SEMSA), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.

A preocupação com o avanço do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya se tornou evidente diante dos últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

O período das chuvas, propício para a proliferação do Aedes aegypti, adiciona uma camada extra de urgência às medidas de combate. O mosquito deposita seus ovos em recipientes como latas, garrafas vazias, pneus e caixas d'água descobertas. Além disso, criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores, também podem ser alvos do inseto.

A vereadora ressaltou a importância da iniciativa individual na proteção das residências e familiares, destacando que a colaboração da população é crucial. No entanto, enfatizou que é necessário fortalecer as ações preventivas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, incluindo campanhas de alerta nos meios de comunicação, redes sociais e visitas dos agentes para eliminação dos criadouros.

Diante desse cenário, a indicação à SEMSA, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, busca garantir a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti . O combate efetivo ao mosquito é fundamental para proteger a comunidade e evitar o avanço de doenças transmitidas por ele.