Vereadora Márcia Baranda propõe Centro de Referência para fortalecer direitos das mulheres ribeirinhas

por Mayara Carneiro publicado 09/06/2025 13h05, última modificação 09/06/2025 13h05 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Com foco nas comunidades rurais, Márcia Baranda propõe Centro de Referência da Mulher Ribeirinha para levar apoio psicológico, jurídico e social às mulheres, promovendo proteção, autonomia e acesso a direitos.
Vereadora Márcia Baranda propõe Centro de Referência para fortalecer direitos das mulheres ribeirinhas

Vereadora Márcia Baranda na Tribuna da Câmara de Parintins

A Vereadora Márcia Baranda (União Brasil) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura Municipal de Parintins a criação do Centro de Referência da Mulher Ribeirinha. A proposta envolve a atuação conjunta da SEMASTH, SEMSA e outros órgãos, com foco em levar atendimento direto às mulheres que vivem nas comunidades da zona rural.

A ideia é montar uma estrutura com equipes que possam circular pelos rios e comunidades, oferecendo atendimento psicológico e jurídico para mulheres em situação de violência, campanhas informativas sobre direitos, saúde e igualdade de gênero, ações de geração de renda com cursos e oficinas, além de parcerias com UBS Fluviais e escolas para integrar educação, saúde e assistência social.

Segundo a Vereadora, o centro é uma resposta à falta de políticas públicas voltadas para a realidade das mulheres que vivem longe da sede do município. “Essas mulheres vivem longe dos serviços básicos e precisam de uma rede de apoio que entenda a realidade delas”.