Vereadora Márcia Baranda pede criação da Delegacia da Mulher em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 11/04/2025 11h56, última modificação 11/04/2025 11h56 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Márcia lembra que a Lei Maria da Penha garante atendimento policial específico para mulheres, e que as DEAMs têm a função de investigar casos, aplicar medidas de proteção e atender vítimas com mais rapidez.
Vereadora Márcia Baranda pede criação da Delegacia da Mulher em Parintins

Vereadora Márcia Baranda na Tribuna da Câmara de Parintins

A vereadora Márcia Baranda (União Brasil) apresentou uma indicação solicitando que o Governo do Estado do Amazonas instale uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Parintins.

O pedido tem como base o aumento dos casos de violência contra a mulher, especialmente durante e depois da pandemia. Márcia lembra que a Lei Maria da Penha garante atendimento policial específico para mulheres, e que as DEAMs têm a função de investigar casos, aplicar medidas de proteção e atender vítimas com mais rapidez.

Parintins tem mais de 116 mil habitantes. A estimativa é que mais de 50 mil sejam mulheres. A vereadora defende que a cidade precisa de uma delegacia com equipe de plantão 24h para atender esse público.