Vereadora Brena volta a falar da deficiência na coleta de lixo e solicita equipamento adequado para os garis

por Mayara Carneiro publicado 19/09/2023 15h34, última modificação 19/09/2023 15h34 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Durante sessão parlamentar, a vereadora Brena Dianná (UB) reforçou a sua indicação onde aborda a presença de lixeiras viciadas e cobra mais atuação do poder público para solucionar essa problemática. Pois é de conhecimento de todos que existem algumas placas da prefeitura solicitando que não descarte lixo naquele local, mas não faz nenhuma caminha de conscientização.

Em seu discurso, Brena enfatizou que foi procurada por moradores de vários bairros, reivindicando melhorias sobre a questão do lixo. Ao visitar esses locais, constatou de perto a situação da ausência de coleta seletiva e falta de remoção de resíduos sólidos adequado, produzindo lixeiras viciadas nas vias públicas e não uma organização adequada do setor de coleta. De acordo com a parlamentar, até o momento não houve nenhum tipo de posicionamento da atual gestão para acabar com essa problemática no município. Haja vista que até alguns anos a coleta era feita todos os dias da semana e se demonstrava ser mais eficiente. Contudo, com o advento da pandemia da COVID-19 e suas restrições, foi decidido por fazer a coleta de lixo de forma intervalada o que até os dias de hoje tem se presenciado um acúmulo ainda maior de lixo em vias públicas.

Destacou também a reportagem veiculada pelo JAM 1° edição, que mostrou a proliferação das lixeiras viciadas no município, em especial do bairro Pascoal Alággio, que se encontram espalhadas pelas ruas, poluindo o meio ambiente, gerando alagamentos, propagação de doenças e colocando em risco a saúde dos seus moradores.

No documento, a vereadora ressaltou que esse problema não está nos garis que trabalham arduamente para manter a cidade limpa e muitas vezes de forma precária. Na oportunidade a vereadora reforçou o pedido de EPI’s adequados para a prestação do serviço e mais caminhões de coleta apropriados. São pessoas que desempenham suas funções com muita dedicação, apesar da falta de equipamentos de segurança, somado a precariedade da secretaria responsável em fornecer os serviços de coleta de lixo. O que contribui para o aprofundamento desse transtorno para população é a má administração pública, que se apresenta totalmente omissa diante dessa problemática que vem ocorrendo há bastante tempo no município. “Não podemos permitir que nossa cidade continue afundando em montanhas de lixo devido à ineficiência na administração dos recursos e na falta de um plano adequado para a coleta e destinação de resíduos”, destacou a vereadora.

Após relatar essa realidade, Brena pediu a casa legislativa uma ação conjunta na cobrança de uma gestão eficaz, que possa solucionar de forma imediata esse problema que assola o bairro Pascoal Alággio e que se expande para os demais bairros de Parintins. Como parlamentar, tem-se o dever de representar os interesses da população perante o poder público, para que as responsabilidades ultrapassem os discursos e que a prefeitura aprove e execute os projetos levados à Câmara, visando beneficiar a sociedade parintinense.