Vereadora Brena indica programa de apoio à Agricultura Compartilhada para diminuir a fome

por Mayara Carneiro publicado 13/09/2023 18h25, última modificação 13/09/2023 18h25 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A vereadora incluiu em sua indicação, que administração do município ofereça cursos e assistência técnica para os moradores urbanos, permitindo que sejam desenvolvidas suas habilidades para que alcance o máximo de produtividade em áreas de cultivo.

Durante sessão parlamentar, a vereadora Brena Dianná solicita à prefeitura de Parintins a implementação do Programa Municipal de Apoio à Agricultura Urbana Compartilhada, que consiste na disponibilização de espaços públicos para cultivo de hortaliças, frutas e plantas medicinais. A prática da agricultura urbana tem potencial de ser uma ferramenta estratégica para o fortalecimento e criação de novas políticas municipais de Promoção e Segurança Alimentar, visando atender o público mais carente. “É nosso dever como representantes do povo buscar soluções e medidas para combater as precariedades em nosso Município, pois o nosso povo sofre com falta de emprego e esta por sua vez, leva a condições precárias de sobrevivência”, destacou a parlamentar.

Promover políticas públicas de combate à fome é de extrema importância para diminuirmos o índice de família em extrema vulnerabilidade. Não obstante a isso, a vereadora incluiu em sua indicação, que administração do município ofereça cursos e assistência técnica para os moradores urbanos, permitindo que sejam desenvolvidas suas habilidades para que alcance o máximo de produtividade em áreas de cultivo.

Brena também enfatizou que muitos terrenos baldios em posse da prefeitura poderiam ter uma finalidade coletiva para o desenvolvimento desse programa, onde os comunitários teriam acesso para cultivar frutas e verduras para sua subsistência e futuramente por meio de ações da prefeitura, os moradores urbanos iriam ampliar suas experiências a partir de recursos e técnicas sustentáveis, garantido sua renda e inserção no mercado de trabalho.

A falta de emprego e renda ocasionam diversos problemas, dentre eles a fome. É um dever do poder público incentivar a população a desenvolver as melhores práticas para produção agroecológica de plantas alimentícias e medicinais, o que trará benefícios como a valorização da cultura local, garantindo a segurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento sustentável da cidade.