Vereadora Brena fala sobre o problema dos alagamentos durante fortes chuvas

por Mayara Carneiro publicado 19/06/2023 15h37, última modificação 19/06/2023 15h37 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A vereadora se sente preocupada com os alagamentos seguidos das fortes chuvas e suas causas sem nenhuma providência efetiva.

A Vereadora Brena Dianná iniciou seu pronunciamento discorrendo sobre a visita no Hospital Padre Colombo falando um pouco da lista de atividades que ocorrerá em prol ao aniversário de reinauguração dessa unidade de saúde, em destaque a coleta preventiva, o “PCCU”, destinado a mulheres para coleta de preventivo que, de acordo com a vereadora, o hospital entrega o resultado em 15 dias.

Vereadora destaca ainda a importância do preventivo que, por meio desse exame que está sendo intensificado pelo Hospital Padre Colombro nessa semana, é possível prevenir vários problemas de saúde. “É por meio desse exame que podemos estar remediando e tomando todas precauções possíveis para que as mulheres parintinense não passem por um problema maior”, confirma vereadora.

Ainda acontecerá amanhã uma visita técnica com as gestantes tendo a finalidade de apresentar a maternidade do Hospital. Durante a visita feita pela vereadora, cujo foi informada que o Hospital está com “conflito de informação para chegar na população” no sentido que o Hospital Padre Colombo não é particular, mas sendo 100% SUS Sistema Único de Saúde, ou seja, todos podem usufruir dos serviços sem pagar. Vereadora compartilhou ainda que nessa quarta-feira (21/06) acontecerá uma roda de conversa com as gestantes juntamente com as equipes multidisciplinar do hospital, vereadora Brena enfatiza a importância dos cuidados com as gestantes e que o hospital Padre Colombo é referência nesse âmbito no sentido de levar o melhor atendimento para a população.

Em outro momento, vereadora se sente preocupada com os alagamentos seguidos das fortes chuvas e suas causas sem nenhuma providência efetiva. Não é a primeira vez que a avenida Amazonas e outros avenidas da cidade sofrem alagamentos, já que o sistema de escoamento nessas áreas é ineficiente. Essa inquietação não é somente de agora em período de chuva, pois a vereadora cita que outros problemas decorrentes da ineficiência do Plano Municipal de Saneamento Básico existem há bastante tempo. “O Plano Municipal de Saneamento Básico está para tratar, melhorar e aprimorar diversas políticas públicas, como de escoamento de águas pluviais, escoamento de esgoto, mas na prática, o que mais vemos são exemplos como de bueiros que não dão conta da demanda e esgotos a céu aberto, estamos vendo que as atividades do poder municipal em relação a essas problemáticas são fracas, quando fazem uma obra para escoamento de águas, aumentam o problema ou ocasionam problemas em outros pontos da cidade que antes não existiam, sendo que não é somente essas as causas o motivo dos alagamentos, mas também o entupimento de bueiros por ausência de coleta de lixo adequada e campanhas de conscientização”, fala vereadora.

Nesse viés, vereadora corrobora a importância de mais bueiros e trabalho eficiente de implantação do escoamento de qualidade, sendo possível revisar a plano de saneamento e plano habitacional da cidade, pois, de acordo com a vereadora, é perceptível o aumento desorganizado da população e o saneamento básico não está em conjunto a isso por falta de interesse da administração pública municipal em fazer as diretrizes saírem do papel.

Por conseguinte, vereadora falou de sua visita com o secretário de saúde do interior do Estado do Amazonas, Secretário Aurimar, para denunciar as irregularidades que acontecem aqui na cidade, bem como para pedir apoio de efetivos durante o período do festival, pois se sente preocupada de como irá ficar o atendimento de saúde com o aumento de usuários que virá para cidade devido o Festival, onde é previsto um número de cem mil visitantes, foi então que, de acordo com a parlamentar, recebeu a notícia de que será enviada uma equipe para reforçar o atendimento de saúde no município durante esse período. Mais um reforço que o Estado irá promover, haja vista que o sistema de saúde é administrado inteiramente pelo prefeito do Município já que este escolheu ser assim desde 2004 e os recursos caem diretamente nos cofres do município e o município já recebeu mais de 16 milhões de reais somente para saúde de janeiro de 2023 até junho de 2023.