Vereadora Brena Dianná solicita Máquina de Ressonância Magnética para Parintins

por Mayara Carneiro publicado 10/03/2021 13h40, última modificação 11/03/2021 13h37 Texto: Assessoria Parlamentar / Fotos: Pedro Coelho
A máquina de ressonância magnética é considerada um dos maiores avanços do século em diagnóstico médico por imagem.

Na terça-feira, 09 de março, a vereadora Brena Dianná, em sessão legislativa, apresentou um Requerimento solicitando uma Máquina de Ressonância Magnética para atender a rede pública do município de Parintins, bem como os serviços necessários para a sua utilização e manutenção desse serviço.

Através das imagens obtidas pelo exame, é possível fazer uma análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas, dá diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas. A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

“Tenho consciência de sua alta complexidade, mas não posso deixar de requisitar esse equipamento, pleitear por esse serviço, muito se tem conquistado para o município de Parintins e devemos investir ainda mais na saúde, leitos de uti até um tempo atrás parecia ser uma demanda incerta. O quanto a população vem sofrendo em decorrência da deficiência na rede pública de saúde do país e por vários motivos, falhas na administração pública, desvios de verba pública, dificuldades de compreensão e atenção por parte dos governantes em suas gestões etc. Por isso coloco aqui esse pedido e reitero a importância de investir e valorizar a saúde para diminuir os impactos sociais presentes e futuros”, frisou a Vereadora.

E em se tratando de COVID-19, informou Brena, pesquisadores consideram que a ressonância magnética é de suma importância para avaliar os impactos e a patologia pulmonar ao longo do tempo proveniente da COVID-19. O Requerimento foi aprovado por unanimidade e subscrito por todos os vereadores da Casa.

A vereadora ainda prestou uma Moção de Aplausos para Maria da Conceição Chagas de Castro Ferreira. “Dona Maria faz parte de um grupo de mulheres que desde muito jovem têm trabalhado arduamente para pôr sustento dentro de suas casas. Foi mãe e pai ao mesmo tempo e vem desempenhando esse papel até os dias de hoje, sendo a única provedora financeira da família. Dona Maria já trabalhou fabricando malhadeiras, prestando serviços de limpeza, catando latinha e hoje trabalha na coleta de lixo do município e sente orgulho de sua trajetória pois foi assim que conseguiu cuidar de seus 04 filhos e seus 04 netos. Assim como muitas outras mulheres, Dona Maria merece essa homenagem representando todas as mulheres batalhadores que integram a nossa sociedade”, destacou a parlamentar.