Vereadora Brena Dianná solicita curso de Inglês para as comunidades São Paulo e Santa Rita da Valéria

por Mayara Carneiro publicado 22/08/2023 18h32, última modificação 22/08/2023 18h32 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A vereadora também destacou o dia 22, onde se comemora o dia do Folclore e relembrou orgulhosamente os anos em que representou o item Rainha do Folclore pela Associação boi-bumbá Caprichoso e parabenizou todas as manifestações folclóricas do município.

Durante a 35ª Sessão Ordinária ocorrida nesta terça-feira (22/08), na Câmara Municipal de Parintins, a vereadora Brena Dianná (União Brasil) apresentou indicação direcionada a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Município de Parintins para disponibilizar Curso de Inglês para os próprios moradores da Comunidade São Paulo, Santa Rita da Valéria e adjacências a serem oferecidos nas respectivas comunidades por entender a dificuldade de se locomover até a cidade e também por reconhecer o potencial turístico que o território Parintinense possui, mas que precisa ser mais explorado, mais valorizado e ter mais projetos de incentivo e fomento ao turismo. Começando pela comunicação.

Um curso de língua inglesa para os moradores das comunidades de São Paulo e Santa Rita da Valéria é de suma importância, considerando que são os principais destinos de visitação de navios cruzeiros internacionais quando estes adentram o território Parintinense. Essas localidades produzem artesanatos e outros produtos decorativos que são bastante valorizados pelos turistas, mas que falta a comunicação direta para que se estabeleça um laço entre quem está vendendo com o cliente. Sendo também uma oportunidade para os comunitários obterem uma renda. Haja vista que com o esse ensinamento é possível explorar a profissão de Guia Turístico.

Estima-se que para a temporada 2023/2024, mais de 30 navios cruzeiros chegarão para desfrutar e se encantar com as belezas naturais. Além do sítio arqueológico, localizado na Serra da Valéria, os visitantes são atraídos pela culinária e pela arte colaborativa expressa nas pinturas em telas, o que gera renda, oportuniza aos artistas a ganharem moeda estrangeira pelo seu trabalho, assim como ajuda a transformar vidas das pessoas que moram nessas regiões e sem a devida comunicação fica difícil o comunitário repassar e o turista entender a verdadeira experiência de viver e estar em contato com a natureza, a culinária, motivos pelo qual os motivam a visitar esses lugares.

É importante ressaltar que governo do Estado do Amazonas, por meio da Amazonastur está construindo o Complexo de Infraestrutura Turística da Serra da Valéria, uma inciativa que busca fomentar o ecoturismo na região e promover o desenvolvimento econômico local.

A vereadora também destacou o dia 22, onde se comemora o dia do Folclore e relembrou orgulhosamente os anos em que representou o item Rainha do Folclore pela Associação boi-bumbá Caprichoso e parabenizou todas as manifestações folclóricas do município e suas contribuições para a cultura do país.