Vereador Tião Teixeira solicita compra pública de 268 toneladas de alimentos, no valor de R$ 1,7 milhão, pelo PAA Municipal

por Mayara Carneiro publicado 22/04/2024 14h20, última modificação 22/04/2024 14h20 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O vereador enfatizou que a produção adquirida pelo PAA com preço justo, operacionalizado desde 2023, inicialmente com R$ 1 milhão, chega à mesa de centenas de famílias em vulnerabilidade na cidade.

Vereador Tião Teixeira na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Orçado no valor de R$1,7 milhão para aplicação em 2024, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi a principal pauta do vereador Tião Teixeira (MDB) na tribuna da Câmara Municipal de Parintins, nesta segunda-feira, 22. Aprovada por unanimidade, a indicação do parlamentar foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) a realizar a compra pública de 268 toneladas da produção rural, com preço justo, conforme a tabela atualizada da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O presidente da Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais afirmou que o PAA Municipal, Modalidade Doação Simultânea, tem 126 agricultores familiares credenciados para fornecer 29 itens de produtos diretamente para a Prefeitura de Parintins. Tião Teixeira destacou que o prefeito de Parintins, Bi Garcia, conquistou o maior programa de incentivo à agricultura em 2022, via projeto junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O vereador enfatizou que a produção adquirida pelo PAA com preço justo, operacionalizado desde 2023, inicialmente com R$ 1 milhão, chega à mesa de centenas de famílias em vulnerabilidade na cidade, por meio de doações feitas pela Sempa para 17 instituições socioassistenciais habilitadas no Conselho Municipal de Assistência Social. De acordo com o parlamentar, a expectativa esse ano é a compra de 31 toneladas de peixes de espécies como o pacú, jaraqui, curimatã, matrinxã, sardinha e tambaqui.

Tião Teixeira enumerou que cada produtor individual apresentou proposta de até R$ 13.600 para fornecer uma grande variedade de alimentos como abacate, abacaxi, jerimum, bananas, cará, coco verde, cupuaçu, farinha de mandioca, farinha de tapioca, feijão de corda, goiaba, laranja, limão, macaxeira, mamão, maracujá, manga, maxixe, melancia, melão, milho verde, ovos caipira, pupunha, tucumã e o iogurte. “O PAA segue o preço da Conab, o produtor tem para quem vender e recebe o pagamento diretamente na conta”, frisou.