Vereador Tião Teixeira solicita Água no Jirau para Nova Esperança do Zé Açú

por clely — publicado 01/10/2019 10h12, última modificação 01/10/2019 10h12 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Em requerimento encaminhado para providências da Prefeitura de Parintins, o vereador Tião Teixeira (PTB) pediu a implantação do Programa Água no Jirau, na comunidade São João da Nova Esperança, no Zé Açú, nesta segunda-feira, 30. Todos os parlamentares aprovaram por unanimidade a propositura, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Parintins.

Em expediente ao chefe do Poder Executivo, prefeito Bi Garcia, Tião Teixeira sugeriu a contemplação da Colônia Nova Esperança do Zé Açu com o Programa Água no Jirau para ser entregue aos comunitários na inauguração da nova Escola Municipal São Paulo, de uma sala de aula, padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que já está pronta para funcionar.

De acordo com o vereador, os alunos não consumem água potável, porque o poço artesiano, construído pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), fica distante do centro comunitário, cerca de dois quilômetros. “A maioria das famílias utiliza água de igarapés. Essa é a água usada para o consumo e a preparação da merenda escolar dos estudantes”, declarou.

Desde 2017, Tião Teixeira, além de apoiar na limpeza e manutenção do poço do Incra, lutava pela expansão de rede hidráulica até a comunidade para atender a escola. “Durante sucessivas visitas, constatei a necessidade de um sistema de abastecimento de água na comunidade”, afirmou. Com a obra concluída da nova escola, o vereador defendeu o Programa Água no Jirau para a Nova Esperança.