Vereador Telo solicita informações do Programa Luz para Todos em Parintins à Amazonas Energia

por Mayara Carneiro publicado 26/09/2023 13h23, última modificação 26/09/2023 13h23 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Ainda sobre demandas da zona rural, apresentou duas Indicações voltadas a benefícios para comunidade Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecida como Fluminense.

Neste ano de 2023, foi anunciada a retomada do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz Para Todos, cujo objetivo é levar energia elétrica para a área rural. No dia 04 de agosto, inclusive, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva esteve no município de Parintins para relançamento do Programa. 

Como parlamentar, o vereador Telo Pinto (PSDB) recebe diariamente demandas, entre elas para fornecimento de energia elétrica em comunidades rurais. Como o programa foi reativado, intensificaram os pedidos de inclusão para que sejam beneficiárias. Nesse sentido, o parlamentar requereu à Amazonas Energia, na sessão desta terça-feira, 26 de setembro, informações referentes ao andamento/cronograma do Programa no município de Parintins. 

Ainda sobre demandas da zona rural, apresentou duas Indicações voltadas a benefícios para comunidade Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecida como Fluminense. Na primeira, solicita perfuração de poço artesiano com maior profundidade e, na segunda, com pedido de urgência, providências para a limpeza do existente, enquanto não executam o primeiro pedido. 

“O poço tem 28 metros de profundidade e foi disponibilizado pela Igreja Batista há alguns anos e, até hoje, nunca foi feita limpeza. Além dos comunitários, moradores de outras localidades vão buscar água. As solicitações têm o intuito de melhor distribuir água para abastecer as residências e também dispor do líquido aos que vão em busca desse bem precioso”, ressaltou. 

Como no próximo domingo, 01 de outubro, vai ter eleição para Conselho Tutelar, destacou a importância do órgão. Afirmou que o de Parintins tem agido ativamente, desde que foi criado. Aos cinco conselheiros atuais expressou gratidão; aos 13 concorrentes desejou sucesso. Conclamou todos os parintinenses a comparecerem nas suas respectivas seções para votar e, por fim, pontuou que é a primeira vez que funcionarão urnas na zona rural.