Vereador Telo propõe regionalização da merenda escolar

por Mayara Carneiro publicado 18/08/2025 15h01, última modificação 18/08/2025 15h01 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
Em mesma sessão, solicita em Indicação a construção de castelo e aquisição de reservatório de água para atender os bairros São Raimundo e Nossa Senhora de Lurdes, localizados no Distrito do Caburi.
Vereador Telo propõe regionalização da merenda escolar

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Com o objetivo do fortalecimento da agricultura familiar e da economia local, o vereador Telo Pinto (Avante) apresentou relevante Indicação nesta segunda-feira, 18 de agosto. A proposta é para a regionalização da merenda escolar, destinada à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ideia é incorporar à alimentação dos estudantes alimentos que sejam de produção de agricultores familiares e produtores rurais do município, como frutas, verduras, legumes, pescados, bem como outros itens típicos da região. O intuito é a valorização de produtos em cultivo das comunidades rurais, até para que sejam cardápios mais frescos e nutritivos.

Na propositura, afirma que a iniciativa é em conformidade com a Lei Federal 11.947/2009, a qual destina recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) à agricultura familiar. “Regionalizar a merenda é investir em geração de emprego e renda, também na permanência de famílias em comunidades rurais e em qualidade de vida”, argumenta.

Em mesma sessão, solicita em Indicação a construção de castelo e aquisição de reservatório de água para atender os bairros São Raimundo e Nossa Senhora de Lurdes, localizados no Distrito do Caburi. A proposição é em resposta ao clamor de moradores das localidades e reforça a necessidade de acesso à água potável.