Vereador Telo propõe implantação de cozinhas comunitárias e hortas urbanas
À Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) bem como da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), o vereador Telo Pinto direcionou propositura na sessão ordinária desta segunda-feira, 22 de setembro. A Indicação visa a implantação de cozinhas comunitárias e hortas urbanas nos bairros de Parintins.
Para concretização da proposta, sugere que sejam estabelecidas parcerias com igrejas, organizações não governamentais (ONGs) e associações comunitárias. A ideia é que essas cozinhas e hortas possam atender famílias em situação de vulnerabilidade, com risco de insegurança alimentar. A estratégia é garantir alimentação de qualidade, bem como funcionar como inclusão produtiva.
“Elas tendem a incentivar o cultivo sustentável, despertar a consciência ambiental e ainda podem gerar ocupação e renda, sobretudo para mulheres, jovens e idosos. Trata-se de uma ação de baixo custo e alto impacto social, capaz de transformar positivamente a realidade de muitas famílias”, argumenta no documento.
Em seu discurso, completa que existem várias lanchonetes e restaurantes na cidade, incentivou que a produção pode ser comercializada nesses estabelecimentos. “A estratégia é levar à mesa alimentos frescos e saudáveis”, finaliza.