Vereador Telo Pinto sugere criação de plataforma digital para demandas de infraestrutura em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 21/10/2025 15h38, última modificação 21/10/2025 15h38 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
A intenção é que, via os lançamentos no sistema, possa promover agilidade nas respostas e torná-las públicas, para fortalecer transparência do poder executivo municipal, com acompanhamento em tempo real das ações de manutenção e reparos.
Vereador Telo Pinto sugere criação de plataforma digital para demandas de infraestrutura em Parintins

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Diariamente os parlamentares da Câmara Municipal de Parintins recebem inúmeras demandas da cidade. Para agilidade nos pedidos relacionados à melhoria em infraestrutura e segurança, o vereador Telo Pinto ((Avante) propôs na sessão plenária desta terça-feira, 21 de outubro, a criação de Plataforma Digital de Monitoramento de Problemas Urbanos, em Indicação direcionada à Prefeitura, por mio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SELTP) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMJNF).

O parlamentar explica que a sugestão é que os munícipes possam registrar, com fotos e localização georreferenciada, casos de buracos nas vias, acúmulo de lixo, alagamentos, falta de iluminação pública e falhas no abastecimento de água. A intenção é que, via os lançamentos no sistema, possa promover agilidade nas respostas e torná-las públicas, para fortalecer transparência do poder executivo municipal, com acompanhamento em tempo real das ações de manutenção e reparos.

Em segunda Indicação, o edil sugere a instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Álvaro Maia com a Avenida Nações Unidas, no Centro da cidade. A localização é uma área movimentada do perímetro urbano de Parintins e, com a recente inauguração da Casa da Cultura Mestre Jair Mendes e do Complexo Cultural Professora Alzira Saunier, tem aumentado ainda mais o fluxo de veículos e pedestres.

Telo afirma que é um cruzamento de alto risco. Registra que já ocorreram diversos acidentes no trecho, inclusive com vítimas fatais, ressaltando a urgência da medida. “O pedido deste semáforo é para buscar a organização do tráfego neste espaço, com a disciplina das travessias, o objetivo é reduzir riscos de novos acidentes”, frisa.

As proposituras foram aprovadas por unanimidade em Plenário.