Vereador Telo Pinto solicita homenagens a ícone da cultura e educação, com honrarias e Moções de Aplausos

por Mayara Carneiro publicado 13/05/2025 15h01, última modificação 13/05/2025 15h01 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
Em última proposição, requer Moção de Aplausos e Parabenizações a Dom Giuliano Frigeni, bispo emérito da diocese de Parintins, pelos 50 anos de ordenação presbiteral.
Vereador Telo Pinto solicita homenagens a ícone da cultura e educação, com honrarias e Moções de Aplausos

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Para reconhecimento a figuras marcantes da cultura, da educação e da fé no município de Parintins, o vereador Telo Pinto (Avante) apresentou cinco proposituras na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de maio. As homenagens são ao cantor e compositor Chico da Silva, Colégio Nossa Senhora do Carmo e a Dom Giuliano Frigeni, bispo emérito de Parintins. 

No dia 08 de maio, o artista Chico da Silva completou 80 anos. Para celebrar, requereu Moção de Aplausos e Parabenizações, pelos relevantes serviços à cultura parintinense. Em mais dois Projetos de Decreto Legislativo solicitou comendas em honraria ao músico: a Medalha Raimundo Almada – mérito legislativo – e a Medalha Jair Mendes – Mérito Cultural, nos quais enfatiza a trajetória do símbolo da música popular brasileira e da identidade amazônica. 

Chico é autor de toadas imortais, como “Vermelho”, “Cantiga de Parintins” e “Pandeiro é meu Nome”. Figura emblemática, marcou a história do Festival Folclórico ao compor para os dois bois. Suas composições ultrapassaram fronteiras e conquistaram o cenário nacional, gravadas por grandes nomes da MPB, como Alcione e Fafá de Belém. 

Pelos 69 anos de existência do Colégio Estadual Nossa Senhora do Carmo, requereu Moção de Aplausos e Parabenizações. O educandário foi fundado por iniciativa da Diocese, dirigido pelas irmãs da Congregação Filhas de Maria Auxiliadora e é referência em formação educacional e cidadã em Parintins. Como ex-aluno, presta homenagem pela história da instituição. 

Em última proposição, requer Moção de Aplausos e Parabenizações a Dom Giuliano Frigeni, bispo emérito da diocese de Parintins, pelos 50 anos de ordenação presbiteral. Todas as solicitações foram aprovadas.