Vereador Telo Pinto solicita construção de escolas e propõe homenagem ao MAG

por Mayara Carneiro publicado 27/02/2024 13h56, última modificação 27/02/2024 13h56 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Em primeira Indicação, destinada à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, aponta a necessidade de construção de novas escolas nas comunidades Imaculada e São Vicente – ambas na região do Itaboraí.
Vereador Telo Pinto solicita construção de escolas e propõe homenagem ao MAG

Foto: Simone Brandão

Quatro proposituras do vereador Telo Pinto (PSDB) tiveram unânime aprovação na sessão ordinária desta terça-feira (27/02). Ele apresentou duas Indicações, um Projeto de Decreto Legislativo e uma Moção de Aplausos. 

Em primeira Indicação, destinada à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), aponta a necessidade de construção de novas escolas nas comunidades Imaculada e São Vicente – ambas na região do Itaboraí. Na segunda, por exemplo, o prédio já não existe, por conta da força das águas do Rio Amazonas, e as aulas acontecem em um barracão. 

Na outra Indicação, requer perfuração de poço artesiano na localidade denominada Núcleo Paraíso do Barro. O documento reitera solicitação já apresentada na Casa Legislativa. “Cerca de 25 famílias nessa comunidade enfrentam desafios significativos no acesso à água de qualidade, especialmente durante o verão”, argumenta. 

As demais proposições são formas de homenagem ao Movimento Amigos do Garantido (MAG), que completou, no sábado (24/02), 28 anos de dedicada atuação, como justo reconhecimento por feitos notáveis. Uma para a honraria de Comenda de Mérito Cultural “Jair Mendes”, bem como Moção de Aplausos e Parabenizações. 

O MAG é um pilar na difusão da cultura do Boi-Bumbá de Parintins. Foi fundado em 1996 e destaca-se ao produzir identidade ao Boi Garantido, em Manaus. O Movimento é responsável pelos ensaios oficiais do Bumbá na capital, os quais atraem milhares de admiradores. Tem iniciativas como o Curralzinho, a Feijoada do MAG e o inovador Bingão da Reconstrução, que desempenhou papel fundamental para angariar recursos essenciais para o boi. 

As contribuições do MAG vão além das celebrações culturais. “Refletem em realizações práticas, como a compra de galpões e uma cozinha industrial para a Cidade Garantido, em Parintins. Expresso congratulações pelos 28 anos de dedicação à difusão da cultura do Boi-Bumbá de Parintins. Que essas homenagens sirvam como testemunho do apreço e reconhecimento desta Casa Legislativa pelos notáveis feitos do MAG”, declarou.