Vereador Telo Pinto propõe Programas para Produção de Silagem e para Distribuição de Calcário

por Mayara Carneiro publicado 30/04/2025 09h55, última modificação 30/04/2025 09h57 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
Em primeira propositura, solicita a criação e execução de Programa Municipal de Apoio à Produção de Silagem para Pequenos Pecuaristas.
Vereador Telo Pinto propõe Programas para Produção de Silagem e para Distribuição de Calcário

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

“Produzir, pelo menos para o consumo interno”. Este é um argumento recorrente do vereador Telo Pinto (Avante) na Câmara Municipal. O parlamentar, que é defensor do setor primário, mais uma vez apresentou importantes pautas em forma de Indicações na Câmara Municipal de Parintins, direcionadas à Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa).

Em primeira propositura, solicita a criação e execução de Programa Municipal de Apoio à Produção de Silagem para Pequenos Pecuaristas. “A atividade pecuária representa uma importante fonte de renda para inúmeras famílias do meio rural em nosso município, contribui para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no campo. No entanto, durante os períodos de estiagem prolongada, a escassez de pastagem compromete diretamente a alimentação do rebanho, afeta a produção de leite, carne e derivados”, diz no documento.

“A silagem é uma alternativa nutritiva, de baixo custo e eficiente para garantir o fornecimento de alimento de qualidade ao gado nos momentos críticos. Contudo, muitos pequenos produtores enfrentam dificuldades no acesso a maquinários apropriados (como ensiladeiras e tratores) e na orientação técnica adequada para a correta produção e armazenamento da silagem”, completa em sua exposição de motivos.

Na segunda Indicação, propõe a criação de um Programa de Distribuição de Calcário Agrícola aos pequenos produtores rurais. “A agricultura é uma das principais atividades econômicas do nosso município e representa a base de subsistência de inúmeras famílias do meio rural. No entanto, muitos agricultores enfrentam dificuldades relacionadas à baixa fertilidade dos solos, em especial pela acidez elevada, fator que compromete diretamente a produtividade e a qualidade das culturas agrícolas”, defende.

As posposições obtiveram aprovação unânime. O edil tem a expectativa de atendimento pelo poder executivo.