Vereador Telo Pinto propõe denominar Rua com nome de Júnior de Souza
Eternizar a memória e o legado. Com esse intuito, o vereador Telo Pinto (Avante) teve a iniciativa de apresentar na sessão plenária de terça-feira, 10 de junho, Projeto de Lei (PL) em que sugere denominar de “Rua Júnior de Souza” o logradouro público ao lado esquerdo do Anfiteatro Sila Marçal, localizado no perímetro da Praça dos Bois.
A proposta visa prestar homenagem póstuma ao amigo, artista plástico e cenógrafo que foi um dos ícones da cultura parintinense. Júnior, infelizmente, teve sua trajetória interrompida por ser uma das vítimas fatais pela pandemia da COVID-19.
Júnior de Souza era denominado por muitos de “O Considerado”, por seu talento. Enquanto artista, exerceu grande influência na cena folclórica do Festival de Parintins, porque colaborou de forma significativa para a estética e inovação de alegorias do Boi Bumbá Garantido bem como também do Boi Caprichoso por quatro anos. Atuou na Comissão de Artes do “Boi do Povão”.
No ano de 2023, o parlamentar propôs homenagem ao amigo. Telo requereu a outorga da Comenda de Mérito Cultural “Jair Mendes” a Júnior de Souza (in memoriam) pelos relevantes serviços que prestou à cultura de Parintins, oportunidade em que reconheceu ainda grandes nomes, como Emerson Maia, José Carlos Portilho e Klinger Araújo – também vítimas da COVID-19.
Pelo fato de ter trabalhado nos dois bumbás, o edil considera justo que o nome de Júnior de Souza seja eternizado em espaço público tão simbólico da cultura de Parintins. Argumenta que é uma forma de reconhecer a trajetória do artista na história do Festival.