Vereador Telo Pinto propõe criação de programa para fomentar cultura popular de Parintins
Apoiar, financeiramente, grupos culturais de comunidades periféricas e rurais. Essa é principal intenção de Indicação protocolada pelo vereador Telo Pinto (Avante) na sessão de segunda-feira, 29 de setembro. A proposta, destinada à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Secult) visa contemplar manifestações como toada, capoeira e outras expressões folclóricas do município.
Além de apoio financeiro, a finalidade é promover capacitações e visibilidade para artistas e brincantes, estimular as atividades com infraestrutura. “Iniciativas como editais de incentivo até existem, mas, são pontuais e insuficientes para atender a demanda de nossas comunidades”, afirma.
Em justificativa, ainda declarou o reconhecimento de Parintins, a nível nacional pelo Festival Folclórico, mas que, fora do foco do evento, existem vários grupos culturais que enfrentam dificuldades para executarem suas atividades. “Eles devem ser valorizados. Parintins necessita de política pública que possa assegurar acesso a recursos, de forma que viabilize condições de preservar e difundir as manifestações culturais”, constata.
Expressou que a criação do programa prima em promover inclusão e fortalecimento da identidade cultural local. Em apreciação da proposta, os demais vereadores foram unânimes em sua aprovação.