Vereador Telo Pinto propõe criação de programa Jovem Ativo e homenageia servidor da Funai

por Mayara Carneiro publicado 01/09/2025 14h30, última modificação 01/09/2025 14h30 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
A ideia visa contar com a parceria de lideranças comunitárias para ampliar o acesso de jovens a práticas esportivas para a promoção de saúde, cidadania e integração social.
Vereador Telo Pinto propõe criação de programa Jovem Ativo e homenageia servidor da Funai

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

O vereador Telo Pinto (Avante), na sessão plenária desta segunda-feira, 01 de setembro, protocolou três proposituras na Câmara Municipal de Parintins. Nesta matéria, destacam-se duas: uma Indicação à Prefeitura Municipal de Parintins, com proposta de implantação de programa esportivo, e Moção de Aplausos.

O pedido da Indicação é para implantar o Programa Jovem Ativo, a ser executado por meio da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (Semjel), com a criação de escolinhas de futebol, vôlei e jiu-jitsu. A ideia visa contar com a parceria de lideranças comunitárias para ampliar o acesso de jovens a práticas esportivas para a promoção de saúde, cidadania e integração social.

Em sua justificativa, o parlamentar alega que muitos jovens sentem a necessidade de atividades organizadas. O programa busca suprir essa carência, com a disposição de práticas saudáveis e que incentivem valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. As ações pretendem contemplar tanto a zona urbana quanto a zona rural.

A concessão da Moção de Aplausos é ao senhor João Melo Farias, servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai). A proposta é por sua atuação a mais de 40 anos, seu trabalho em prol aos povos indígenas de Parintins e de municípios do Amazonas. São quatro décadas de dedicação ao indigenismo, na valorização da identidade cultural da região

“Desde 1986, quando assumiu a chefia da Funai em São Gabriel da Cachoeira, tem se destacado pela escuta às comunidades originárias e pela construção de políticas públicas inclusivas. Sua trajetória inclui passagens por Manaus e Parintins, onde atuou como gestor, articulador de políticas urbanas para indígenas e escritor — autor do livro Campo das Águas e colaborador em veículos de comunicação. Essa homenagem reconhece o legado de um cidadão que contribuiu para a preservação do patrimônio cultural amazônico e para a promoção dos direitos humanos”, pontua no documento.

As proposituras foram apreciadas e aprovadas pelos pares de Parlamento.