Vereador Telo Pinto propõe atendimento fisioterapêutico na zona rural
Amparar pessoas com sequelas de AVC, Covid e outras condições que afetem a mobilidade. Este é a intenção da propositura apresentada na sessão de terça-feira, 22 de julho, pelo vereador Telo Pinto (Avante). O edil solicita à Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a inclusão e ampliação do atendimento de fisioterapia comunitária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e comunidades rurais e ribeirinhas.
“Tem uma enorme carência. Muitos não conseguem vir para a sede do município e é preciso garantir esse direito”, declarou.
Sugere formação de equipes itinerantes para lugares onde não tenham UBSs e que a prioridade sejam pacientes com mobilidade reduzida e sequelas diversas. O pedido, segundo ele, visa garantir a reabilitação física e psicossocial de quem tem limitações de locomoção, visto que, em comunidades mais distantes, aumenta o sofrimento e compromete a recuperação. “Levar saúde é fazer valer os princípios do SUS: universalidade e dignidade”, pontuou.
Em outra Indicação, voltada à zona urbana, o parlamentar requer a pavimentação e drenagem da Rua Paraíba, no trecho em frente ao Posto Chiquinho, nas proximidades do campo de abastecimento – SAAE. As duas proposituras foram aprovadas, por unanimidade.