Vereador Telo Pinto pleiteia Mutirão de Cidadania para Comunidades Polo de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 29/05/2023 15h43, última modificação 29/05/2023 15h43 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Em Indicação ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), o vereador Telo Pinto (PSDB) solicitou realização de Mutirão de Cidadania para Comunidades Polo de Parintins. A ideia prima atendimentos para São Sebastião do Caburi, São João do Mocambo, Santo Antônio do Tracajá, Bom Socorro do Zé Açu, São Tomé do Uaicurapá, Terra Preta do Mamuru e Santa Rita da Valéria.

A meta é oportunizar serviços importantes e essenciais como expedição de documentos, inscrição em programas sociais, atendimentos em saúde, entre outros. “Para vir a Parintins e voltar é em torno de, no mínimo, R$ 100,00 que se gasta, entre passagem, alimentação e estadia. Isso é um custo elevado para quem mora na zona rural”, alegou.

Telo já articula a ação com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e o documento foi protocolado pela Câmara de Parintins na sessão plenária desta segunda-feira, 29 de maio. “Trabalhamos ativamente, formaremos as parcerias necessárias e levaremos às nossas comunidades polo serviços importantes para a vida do nosso irmão da zona rural”, declarou.

Anunciou mais ações a seu pedido. A primeira é, entre os dias 05 a 10 de junho, uma força-tarefa da Força Sindical, através do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas Inativos, para cadastro de aposentadorias e revisão de pensões. “No Caburi dia 05, Mocambo dia 06, Vila Amazônia 07 e na sede do município 08, 09 e 10. Iremos cadastrar e, se possível, já fazer a adesão da aposentadoria de trabalhadores rurais que estejam na idade e com a documentação atualizada”, informou.

A parceria com a Sejusc vai viabilizar expedição de 134 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) aos pescadores da Colônia de Pescadores de Parintins Z-17, em data a ser divulgada. Também no mês de junho, vai acontecer a entrega do porto flutuante à comunidade Bom Socorro do Zé Açu, disponibilizada pelo Governo do Estado do Amazonas e entendimento com o prefeito Bi Garcia para o fretamento de balsa para trazer o terminal.

O parlamentar expressou gratidão à prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo, pelo convite para participar da 4ª Expoanh. Ele exaltou o evento com parabenizações e enalteceu a movimentação da economia local.

Outra congratulação voltou-se à vereadora Márcia Baranda (MDB) pela entrega da comenda Medalha do Mérito Cultural Jair Mendes ao cantor David Assayag, em sessão especial na quarta-feira (24), da semana passada. “Ele merece todas as vivas e parabenizações possíveis, pois é um grande artista, uma pessoa realmente que nos encanta com seu cantar. Fiquei muito feliz de participar da Sessão, em que Garantido e Caprichoso vieram cantar para o Davi, aqui no plenário Raimundo Almada”, destacou.