Vereador Telo Pinto pleiteia implantação de Telemedicina e ECG para o Caburi

por Mayara Carneiro publicado 12/08/2025 11h29, última modificação 12/08/2025 11h29 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
Em justificativa, o parlamentar afirma que a demanda é urgente mediante dos desafios que o povo ribeirinho enfrenta para contar com exames em áreas especializadas, bem como ao próprio acesso a consulta médica.
Vereador Telo Pinto pleiteia implantação de Telemedicina e ECG para o Caburi

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Melhoria em saúde pública na zona rural. Em mais iniciativa, via Indicação protocolada na Câmara de Parintins nesta terça-feira, 12 de agosto, o vereador Telo Pinto (Avante) pleiteou à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a implantação do serviço de Telemedicina e realização de exame de Eletrocardiograma (ECG) na Unidade de Saúde do Distrito do Caburi.

Mês passado, em propositura de igual teor, fez o mesmo pedido, porém destinado ao Distrito do Mocambo do Arari. Eles reforçam a necessidade de ampliação ao acesso a diagnósticos e para a atenção cardiovascular do povo da zona rural, com a integração de tecnologia e, acima de tudo, cuidado humanizado às regiões mais distantes da sede do município.

Em justificativa, o parlamentar afirma que a demanda é urgente mediante dos desafios que o povo ribeirinho enfrenta para contar com exames em áreas especializadas, bem como ao próprio acesso a consulta médica. “A Telemedicina é uma solução moderna e pode ser eficaz para superar as barreiras geográficas e para a garantia de atendimento de qualidade”, frisa.

Sobre o ECG, defende que vai facilitar na detecção de arritmias, infartos, bem como outros problemas referente à saúde cardíaca. “O Eletro vai permitir a descoberta de problemas de forma prévia e, assim, permitir intervenções imediatas e para a segurança dos nossos irmãos da zona rural, além de evitar custos pelo deslocamento à zona urbana”.

Os demais vereadores apoiaram a propositura. Assim, a Indicação teve aprovação unânime.