Vereador Telo Pinto pleiteia implantação de Programa Mulher Segura

por Mayara Carneiro publicado 26/08/2025 14h37, última modificação 26/08/2025 14h37 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
“O Programa “Mulher Segura” surge como resposta à essa dura realidade. Pretende garantir um espaço seguro às mulheres, se configura como medida de caráter estratégico de proteção e fortalecimento da rede de apoio.
Vereador Telo Pinto pleiteia implantação de Programa Mulher Segura

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha do Governo Federal para a conscientização e o enfrentamento à violência contra as mulheres, a última proposição do mês apresentada pelo vereador Telo Pinto (Avante), nesta terça-feira, 26 de agosto, propõe a implantação do programa “Mulher Segura”. A Indicação é destinada à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth).

Muitas mulheres em nosso município convivem, diariamente, com agressões físicas, emocionais e psicológicas. É uma triste realidade, que causa não somente danos físicos como também impactos socioemocionais, sociais e econômicos. Boa parte das vítimas enfrentam dificuldades na busca de ajuda. A iniciativa visa o acolhimento, consecutivo acompanhamento psicológico e atendimento jurídico especializado.

“O Programa “Mulher Segura” surge como resposta à essa dura realidade. Pretende garantir um espaço seguro às mulheres, se configura como medida de caráter estratégico de proteção e fortalecimento da rede de apoio, para oferecer atendimento humanizado, orientação e encaminhamentos aos serviços de segurança e assistência social”, expõe no documento.

A solicitação tem base legal na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), o qual versa sobre ações integradas de proteção à mulher, com princípio de promoção dos direitos humanos e da igualdade de gênero, a fim de redução de índices de violência e dignidade às mulheres parintinense. Com aprovação unânime em Plenário, o parlamentar espera que se torne realidade sua implantação.