Vereador Telo Pinto destaca urgência em Políticas para o Setor Primário e Soluções Hídricas em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 13/12/2023 10h39, última modificação 13/12/2023 10h39 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Foto: Simone Brandão

Pautas referentes ao Setor Primário e sobre Saneamento Básico nortearam o discurso do vereador Telo Pinto (PSDB) nesta terça-feira, 12 de dezembro, em última sessão plenária deste ano. O edil abordou três pontos cruciais.

Entre suas preocupações, ressaltou a falta de avanços na criação do Fundo do Setor Primário, propositura de sua autoria. Expressou desalento diante da ausência do Projeto de Lei do Fundo na Casa Legislativa. Criticou a demora em impulsionar políticas públicas essenciais para fortalecer a produção agrícola local, evidenciando a dependência de produtos externos, como farinha, melancia e tambaqui.

Ao relatar sua participação na Expoagro, o vereador enalteceu o potencial do setor primário de Parintins, com destaque ao sucesso de empresas parintinenses como a Leiteria Macurany e a Charcutaria Artesanal SM. Agradeceu ao governador, secretários e presidentes de órgãos pelo convite e apoio durante o evento, ressaltando o impacto positivo da Expoagro e Expopin no desenvolvimento do setor no Estado do Amazonas.

Outro ponto abordado foi a solicitação ao Secretário Coronel Máximo, da Defesa Civil, para envio de mais filtros Salta-Z a Parintins. O vereador anunciou a instalação iminente desses sistemas em seis comunidades rurais, visando superar problemas relacionados à água, especialmente nas áreas de várzea.

Em outra parte do discurso, abordou a questão da água no município. A preocupação central do discurso recaiu sobre a necessidade de urgência na resolução do problema, com ênfase para ações imediatas por parte do poder público municipal e estadual. Expressou preocupação com a contaminação do lençol freático e criticou a retirada da instalação de uma Estação de Tratamento de Água Superficial (ETA) no projeto Prosai Parintins.

O parlamentar questionou a eficácia de perfurar poços cada vez mais profundos como solução a longo prazo. Apelou por um diálogo político para aceleração de ações, incluindo a perfuração de outros poços artesianos mais profundos e a melhoria na rede de distribuição para enfrentar o problema de saúde pública relacionado à qualidade da água em Parintins.