Vereador Telo Pinto defende PL para programa municipal de castração gratuita de cães e gatos
Por articulação do vereador Telo Pinto (Avante), na manhã de segunda-feira, 09 de junho, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Carmo puderam apresentar aos vereadores o projeto “Nosso mascote é um santo gato”. Os discentes reivindicaram políticas públicas voltadas à causa animal em projeto de autoria professora Mary Sônia.
Em resposta aos alunos, o parlamentar protocolou Projeto de Lei (PL) na sessão plenária desta terça-feira, 10 de junho. O projeto visa a implantação de programa municipal de castração gratuita de cães e gatos, em parceria com clínicas veterinárias locais e organizações não governamentais de proteção animal,
O projeto foi idealizado como solução para o aumento descontrolado de animais em situação de abandono na cidade, o que representa até um risco à saúde pública. isto porque o grande número de cães e gatos nas ruas pode ocasionar a transmissão de doenças como raiva, leishmaniose, toxoplasmose, bem como a iminência de mordidas e/ou acidentes.
A proposta foi apreciada de forma positiva pelos pares de Parlamento e a aprovação foi unânime. O PL segue em tramitação na Casa Legislativa e o edil manifesta espera que seja sancionada pelo Executivo.