Vereador Telo Pinto cumpre agenda política em Manaus para ampliar recursos a Parintins

por Mayara Carneiro publicado 15/05/2023 16h49, última modificação 15/05/2023 16h49 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

“Muita coisa está para acontecer em Parintins”, afirma o vereador Telo Pinto (PSDB) na sessão desta segunda-feira (15/05). A declaração é resultante de reuniões nas secretarias estaduais em Manaus, onde cumpriu agenda entre os dias 04 a 13 de maio.

Anunciou ação da Força Sindical, de 02 a 12 de junho, na sede do município e em três polos rurais – Caburi, Mocambo e Vila Amazônia. Em meio aos serviços, a novidade é a revisão de aposentadorias. “Estará em Parintins com o nosso apoio, devido grande demanda de pessoas que precisam se aposentar. Precisamos estabelecer para atender o município e a região do Baixo Amazonas”, comentou.

Outro comunicado diz respeito a ação da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN) voltada a pescadores. “São mais de 130 pescadores que necessitam ter a nova carteira. Iremos trabalhar por esse serviço prioritário, porque muitos estão nos lagos e rios, viajando. Eles precisam de uma data específica e tratamento direcionado”, explica.

Da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) anunciou asfaltamento e drenagem do Distrito Industrial de Parintins, pelo programa Asfalta Amazonas. O trabalho aguarda cessar o período de chuvas, porém, já iniciou o trabalho de limpeza por onde vai passar a drenagem. Declarou que, na oportunidade, solicitou asfaltamento das vias do bairro Pascoal Alaggio, bem como de Caburi e Mocambo.

Com a deputada Mayra Dias (Avante) pautou sobre emendas impositivas para pleitos relacionados à saúde, os quais também foram apresentados ao Secretário de Saúde do Estado. Reabrir a urgência e emergência do Hospital Padre Colombo, instalação de uma Unidade Avançada da Fundação Cecon e de um Centro de Nefrologia em Parintins estiveram na pauta.

“A pessoa quando está diagnosticada para fazer hemodiálise tem que ir para Manaus, se mudar, vender o que tem para alugar um quartinho. Isso é muito dolorido e difícil. É um prejuízo psicológico e financeiro. De forma que já está o estudo pronto e o Estado do Amazonas irá trazer a Parintins mais máquinas de hemodiálise para atender a grande demanda que existe”, argumentou.

Falou ainda sobre visita na Secretaria Metropolitana de Grandes Projetos, antiga Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) para conversa sobre o Prosai Parintins. Na Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) tratou assuntos do Setor Primário e, na ocasião, foi informado de mudança na data da Feira de Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin).