Vereador Telo Pinto apresenta proposituras voltadas à classe artística
Parintins como modelo de valorização da arte. Este é o intuito do vereador Telo Pinto (Avante) ao protocolar na Casa Legislativa duas proposituras na sessão ordinária desta segunda-feira, 14 de abril, cujo teor é fortalecer a cultura local com projetos voltados à arte no município de Parintins.
Em Projeto de Lei (PL) solicita a criação da Casa de Artes. “A ideia é criar um espaço onde os artistas locais possam expor suas obras, participar de oficinas, para oportunizar aprendizado e, cada vez mais, destacar nossas manifestações culturais. Visa garantir um lugar para mostras, exposições e atividades artísticas, com apoio a iniciativas culturais e ações de inclusão por meio da arte”, argumenta.
Em segundo documento, sua Indicação sugere a criação de uma Galeria de Arte, a qual seria exclusiva aos bastidores do Festival Folclórico. O objetivo é a valorização dos profissionais que criam alegorias, figurinos e adereços dos bumbás Garantido e Caprichoso, com a exposição de croquis, protótipos e os registros visuais das produções artísticas.
O parlamentar sempre foi um entusiasta da cultura parintinense. Com as propostas visa dar visibilidade aos artistas locais e oferecer espaços que reforcem a importância de preservar a cultura e inspirar que outras cidades da região invistam no desenvolvimento artísticos.
Nas proposições, o edil recomenda que os espaços sejam gerenciados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semctur). Pela relevância das solicitações, obteve aprovação pelo Plenário.