Vereador Telo Pinto apresenta Indicações voltadas ao Festival Folclórico

por Mayara Carneiro publicado 03/06/2025 14h10, última modificação 03/06/2025 14h24 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
A terceira Indicação aponta a necessidade, urgente, para elaborar um Plano de Mobilidade Urbana Temporário pela Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT).
Vereador Telo Pinto apresenta Indicações voltadas ao Festival Folclórico

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Ações de inclusão, segurança e mobilidade urbana. Estes foram os pontos pautados em Indicações do vereador Telo Pinto (Avante) na sessão ordinária desta terça-feira, 03 de junho. As proposituras têm como objetivo o fortalecimento da organização da cidade para o evento do Festival Folclórico de Parintins, que acontece neste mês de junho.

Em primeiro documento, sugeriu a instalação de telões em bairros periféricos e comunidades afastadas. Propõe que seja feita em parceria com a empresa responsável pela transmissão do Festival, medida que pretende atender àquelas pessoas que não têm possibilidade de comparecer ao Bumbódromo, visa com isso a democratização do acesso à manifestação cultural e fortalecer o sentimento de pertencimento da festa.

Na seguinte, indicou capacitação para ambulantes e barraqueiros que vão atuar no evento, parceria entre Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), Vigilância Sanitária e entidade de apoio. A intenção da proposta é garantir segurança alimentar, sustentabilidade e qualidade no atendimento ao público, com temas sobre boas práticas de atendimento, manipulação de alimentos, organização do espaço de trabalho, entre outras, viabilizadas com apoio de instituições como Sebrae, Senar e cooperativas de reciclagem.

A terceira Indicação aponta a necessidade, urgente, para elaborar um Plano de Mobilidade Urbana Temporário pela Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT). Define que sejam pensadas rotas alternativas, faixas exclusivas para veículos oficiais e turísticos, áreas de estacionamento temporário e reforço de agentes de trânsito. Com isso pretende que se evitem acidentes, facilite deslocamento de moradores e visitantes, bem como assegure bom funcionamento de serviços essenciais, durante os dias de maior fluxo. 

O parlamentar tem experiência  e conhecimento do Festival, em sua concepção, pois milita há décadas no boi. Declara que, agora, na atuação como vereador, pode propor ações por melhorias, para valorizar e engrandecer ainda mais o Festival. Apresentou mais quatro propostas a serem publicadas posteriormente.