Vereador Telo enfatiza reunião na APP para efetivar a implantação da Equoterapia em Parintins

por clely — publicado 01/12/2020 16h30, última modificação 01/12/2020 17h33 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Gerlean Brasil

Reconhecer o autista enquanto Cidadão tem sido luta do vereador Telo Pinto (PSDB). Em reunião plenária nesta terça-feira (01/12), o parlamentar recordou dois Projetos de Lei de sua autoria, sancionados pelo Executivo, que contemplam as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um exige inserção do símbolo do Autismo para atendimento prioritário em repartições públicas ou privadas e o que versa sobre a instituição de carteira para identificação do autista.

Quanto ao segundo, destacou que a Carteira do Autista foi aprovada primeiro no município de Parintins e, três meses depois, acabou virando Lei Nacional. A Lei 13.977, de 08 de janeiro de 2020, é conhecida como Lei Romeo Mion.

Em setembro do ano passado, ele apresentou mais uma propositura: a Equoterapia, que é um método que utiliza cavalos como aliados para tratamento terapêutico. A proposta visa atender as necessidades sensoriais e motoras tanto de autistas como portadores de Síndrome de Down e deficiências físicas ou mentais.

Na tarde de ontem (30/11), houve reunião no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza, local onde pretende utilizar para efetivar o propósito. Estiveram presentes representantes de órgãos públicos municipais e estaduais, junto com a diretoria da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), a fim de estabelecer um grupo de trabalho para formar o projeto.

Como presidente da APP, Telo falou sobre a disposição de animais pela Associação e a cessão do espaço para utilização do Parque o ano todo, não somente para realização das feiras agropecuárias. Frisou que será cedida uma sala para Associação dos Zootecnistas do Estado do Amazonas (Azam), a qual foi criada e é instalada em Parintins.

Manaus é o único município do Estado do Amazonas que existe Equoterapia e funciona no campo da Polícia Militar, a Cavalaria. O parlamentar ressaltou também a importância da Equiterapia no tratamento de depressão. Nesse sentido, destacou a relevância da parceria entre as instituições para concretizar o projeto em que Parintins vai ser o primeiro município do interior do Estado a dispor dessa forma de tratamento.