Vereador Telo demanda Regularização Fundiária para Caburi, Mocambo e outras comunidades rurais

por Mayara Carneiro publicado 30/04/2024 14h25, última modificação 30/04/2024 14h25 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

O Vereador Telo Pinto (Avante), em recente intervenção na Câmara Municipal de Parintins, reiterou pedido para regularização fundiária nas agrovilas de Mocambo e Caburi, bem como em outras comunidades rurais de Parintins. A ideia é garantir que os moradores dessas áreas possam obter suas escrituras, segurança e a possibilidade de acesso a financiamentos para melhorar suas atividades agrícolas.

Esse pleito não é novo. Em 2021, o Vereador Telo já havia solicitado à Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT) do Amazonas essa ação. Agora, mais uma vez, ele reforça a importância desse processo para a comunidade rural de Parintins. “Com suas terras regularizadas, os produtores poderão investir com mais segurança e ter acesso a recursos financeiros para aprimorar suas atividades”, argumenta.

Ao falar sobre a quantidade de voos para o período do Festival, em número superior ao ano passado, com atuação de duas companhias aéreas – Azul e Gol, teceu elogios ao administrador do aeroporto, Jean Jorge, pela luta por melhorias no local. “Ele tem lutado, ano após ano, para melhorar, cada vez mais, o nosso aeródromo de Parintins, que passa hoje por melhorias por parte do poder estadual e também por parte do poder municipal”, declarou.

Falou também da conquista da exploração de potássio no município de Autazes. “O setor agrícola do nosso país, em especial do Estado do Amazonas, tem dificuldade gigantesca de produzir alimentos de qualidade por conta dos fertilizantes e essa conquista por parte por parte do Governo do Estado é muito importante. Eu não tenho dúvidas que logo teremos fertilizantes de qualidade aqui na nossa região, por um preço mais acessível”, aspirou.

Às pessoas que estão no processo seletivo para ACS e ACE, afirmou que não está cancelado. “Apesar de muitos torcerem contra, e relatar e comemorar, houve apenas a suspensão provisória, por conta de pedido de esclarecimentos em alguns pontos, o que já foi respondido pelo município. Tão logo tenham conhecimento das respostas, será liberada novamente a continuidade do seletivo do nosso município de Parintins”, informou.