Vereador Telo defende demandas do Sagrado Coração de Jesus da região do Tracajá

por Mayara Carneiro publicado 08/11/2021 15h19, última modificação 08/11/2021 15h19 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O parlamentar apresentou as proposituras, como Indicações, na sessão plenária desta segunda-feira, 08 de novembro.

Demandas das áreas da Educação, Saneamento Básico, Saúde, Segurança e Infraestrutura para a comunidade Sagrado Coração de Jesus, na região do Rio Tracajá, foram pautas do vereador Telo Pinto (PSDB). O parlamentar apresentou as proposituras, como Indicações, na sessão plenária desta segunda-feira, 08 de novembro. 

No período da vazante, a água recua e na frente da comunidade fica apenas um pequeno igarapé e fica sem a possibilidade de atracar qualquer tipo de embarcação. Por isso, indicou abertura de estrada para Sagrado Coração de Jesus com interligação à comunidade Toledo Piza – ambas na Região do Tracajá. A ideia, ainda, é ter acesso à estrada central que liga à Gleba de Vila Amazônia. 

Com aproximadamente 80 famílias, cerca de 10% desse total ainda não tem água nas residências. Para ampliação da distribuição de água e atendimento à necessidade local, solicitou construção de castelo em alvenaria, disponibilização de uma caixa d'água de 10 mil litros, assim como expansão da rede hidráulica. 

Expôs necessidade de manutenção das luminárias, instalação de novos pontos e substituição de poste de madeira por de concreto. Requereu também que a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Lígia Loyola atenda na própria localidade, devido dificuldade de locomoção para a comunidade polo da região – Santo Antônio, principalmente de idosos. 

Outra necessidade urgente defendida pelo edil é a construção de novo prédio para escola devido grande demanda. O primeiro educandário foi construído pelo município, em 1982, na gestão de Gláucio Bentes Gonçalves (in memoriam). Com aumento do número de estudantes, construíram anexo, em alvenaria, onde era a antiga igreja católica da comunidade, com recursos próprios da comunidade. 

Para edificação da nova escola, até já disponibilizaram um terreno. Como a localidade tem um número expressivo de estudantes – 120 do Ensino Infantil ao Ensino Médio Presencial mediado por tecnologia – e a área é bem ampla, o vereador declarou que vai solicitar ao Deputado Federal Silas Câmara (Republicanos) que destine recursos para a construção de Ginásio Poliesportivo para a comunidade Sagrado Coração de Jesus. 

As proposituras foram resultado de agenda parlamentar do vereador à localidade, no dia 28 de outubro.