Vereador Telo defende demandas da comunidade Saracura e relata conquista de sistemas Salta-Z após viagem a Manaus

por Mayara Carneiro publicado 04/09/2023 20h12, última modificação 04/09/2023 20h12 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Em agosto, o vereador Telo Pinto (PSDB) esteve em comunidades da zona rural, após ouvir demandas locais, fez proposituras em defesa das localidades, como São Sebastião do Saracura para a qual solicitou Técnico de Enfermagem para Ambulancha e construção de novo prédio para escola. Por questão de tempo regimental, duas ficaram para a próxima sessão.

Na reunião plenária desta segunda-feira (04), ele completou os pedidos. Em primeira Indicação, solicita disponibilização de Auxiliar em Serviços Gerais para a Escola Municipal Alberto Kimura Filho. Na segunda, pleiteia construção de mais um castelo e disponibilização de Caixa d’Água de 05 (cinco) mil litros. “O Salta-Z instalado lá já não atende a demanda que busca água potável para consumo. É necessário que se faça uma ampliação”, argumenta.

Sobre o sistema de purificação de água Salta-Z, o parlamentar quem solicitou o sistema para atendimento às comunidades da área de várzea – 36 no total. Já tem 16 instalados, seis em Parintins que aguardam a chegada de estrutura metálica para instalação e informou, ao relatar agenda em Manaus, que foram disponibilizados 15 restantes e mais dois para atender a área indígena, estes a pedido do vereador Babá (PDT).

“Já conversei, inclusive, com o prefeito Bi Garcia sobre o apoio que necessita do município para fazer a instalação. Iremos receber esses Salta-Z e cobrir 100% a área de várzea com o sistema de tratamento de água, purificação de água e iremos virar, com a benção de Deus, a página do uso de hipoclorito e da pedra hume tão comum nas áreas de Várzea”, celebrou.

Referente viagem a Manaus, expôs pauta de reunião na Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) – o Prosai Parintins. Na oportunidade, visitou uma Unidade que já foi entregue em Manaus, próximo ao Studio 5 – o Residencial Rodrigo Otávio.

“Precisamos ter entendimento aqui no Legislativo com o Governo do Estado, através da UGPE, da Sedurb e também com a Prefeitura de Parintins para encontrar uma solução onde serão construídos e alocados esses residenciais. É uma grande oportunidade para melhorar e muito a qualidade de vida dos nossos irmãos aqui da cidade de Parintins”, comenta.

O edil ainda mencionou visita à comunidade Maranhão. Parabenizou a gestão da escola pela realização da Semana de Conscientização sobre os tipos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com a promoção de palestras com policiais militares. Ressaltou assunto que chamou sua atenção e foi principal motivo do pedido por sua visita – o Centro de Saúde.

“Houve alguns comentários, que tenho certeza que não partiram do Executivo Municipal, mas, os deixaram muito preocupados quanto a retirada ou fechamento da UBS, em decorrência da construção de uma unidade no Santo Antônio do Tracajá. Tranquilizei todos e até me comprometi a solicitar à deputada Mayra Dias que destine recursos para reforma, ampliação e também a instalação de gabinete odontológico. Indicação que irei apresentar na próxima sessão”, finalizou.