Vereador Telo cobra implantação do Fundo Municipal do Setor Primário e sugere criação do Programa Leite Familiar

por Mayara Carneiro publicado 30/05/2023 15h47, última modificação 30/05/2023 15h47 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Como ferrenho defensor do setor primário na Casa Legislativa, o vereador Telo Pinto (PSDB) sempre pauta questões voltadas ao segmento. Na sessão desta terça-feira, 30 de maio, primeiramente, falou sobre a entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinados à merenda escolar e para instituições.

“Fiquei muito feliz em poder ir lá e verificar que muitas pessoas conseguiram vender toda a sua produção. É uma forma de incentivar o Setor Primário. A gente tem que agradecer difundir e, cada vez mais, buscar recursos para que possa acontecer muito mais vezes no município de Parintins”, comenta.

O edil reiterou pedido para a criação do Fundo Municipal do Setor Primário. “O Fundo Municipal vai servir muito para receber recursos de emendas e transferências voluntárias fundo a fundo do governo federal. Assim podemos fazer distribuição de corretivos, sementes e adubos para nossos irmãos da zona rural. Poderá capitanear recursos para melhorar a nossa produção agrícola”, defendeu.

Desde o primeiro mandato pleiteia o Fundo e, de acordo com sua informação, o documento de solicitação está na Procuradoria do município há algum tempo. “Precisamos desengavetar! Eu nem sei precisar mais o ano. Esse Projeto de Lei tem que vir para a Casa Legislativa. Já conversei com o procurador-geral Rondinelli Viana, com o prefeito Bi Garcia, com o Secretário Tião e eu não sei o porquê que esse Projeto não chega aqui na Casa Legislativa”, declarou.

Na sequência, apresentou Indicação à Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), para a criação do Programa Leite Familiar. Acrescenta à solicitação proposta de regularização do beneficiamento da produção de leite e derivados para aquisição do credenciamento no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com intuito de agregar valor comercial aos produtos.

O legislador ainda comunicou sobre reuniões da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), da qual é presidente, correlatas à realização da 37ª Expopin. Manifestou surpresa pelo empenho de pecuaristas do Pará para participação no evento, ao passo que os locais não demonstram interesse. Também traçou comparação quanto ao peso dos animais do Estado vizinho, reforçando a questão do melhoramento genético.

Por último, pontuou sua luta para conscientizar à diversificação de produção agrícola, com casa de vegetação para produção de hortaliças, tanque de piscicultura, entre outros, tanto para renda como consumo interno. “Vamos trabalhar, cada vez, mais para melhorar nosso setor primário e, não tenho dúvida, que iremos gerar emprego e renda na nossa zona rural”, afirmou.