Vereador Telo avalia realização da 36ª Expopin

por Mayara Carneiro publicado 30/11/2022 01h22, última modificação 30/11/2022 01h22 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Mencionou dificuldades, porém, ressaltou a grandiosidade da feira, cuja presença do público foi maciça nos cinco dias de evento.

De 23 a 27 de novembro ocorreu a 36ª edição da Feira Agropecuária de Parintins (Expopin). O evento foi pauta do vereador Telo Pinto (PSDB), na sessão plenária desta terça-feira (29). Ele é presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), promotora da Expopin, que acontece com apoio do Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Parintins. 

Mencionou dificuldades, porém, ressaltou a grandiosidade da feira, cuja presença do público foi maciça nos cinco dias de evento. Sobre o rodeio, frisou que foi exibido em telão para quem não pode adentrar na Arena Omar Faria, tendo em vista a capacidade mínima, devido espaço. Informou que a prova do laço encerrou na segunda-feira, às 06 da manhã. Ainda na parte de entretenimento, como novidade, pontuou a Fazendinha, que fez sucesso com a criançada. 

Em relação à questão técnica, citou a realização de minicursos e palestras, com ministrantes de renome nacional e recorde de público. Enfatizou a presença de animais de qualidade, uns de rebanho até com certificação internacional. Manifestou gratidão aos pecuaristas participantes. 

Expressou agradecimentos ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR) pelo comprometimento de sempre. O Governador Wilson Lima (União Brasil) tem apoiado sua gestão, desde 2019, quando assumiu a Associação. Por sua determinação, aconteceram duas reformas no Parque Luiz Lourenço de Souza e a realização de quatro exposições – a Expopin 2019, a Expopin 2021, a Feira de Bubalinos e, agora, a Expopin 2022. 

Também agradeceu à Prefeitura de Parintins, em nome do prefeito Bi Garcia (União Brasil) pelo apoio dado o ano todo com a manutenção do Parque e a participação das secretarias municipais como a de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa). O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e demais instituições parceiras também foram congratuladas. Quanto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), disse que proporcionou a reativação do tanque de piscicultura, com 55 pirarucus. 

Elencou financiamentos, através do Banco da Amazônia, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). “Estou muito feliz com o resultado da feira Temos apurado mais de quatro milhões e trezentos reais de negociações feitas na feira. Ainda tem a movimentação da economia que circulou nos boxes, miniboxes e mercado informal”, compartilha. 

Anunciou que o deputado Saullo Vianna (União Brasil) empenhou recursos para três escolas na zona rural, por sua propositura. Como foi última sessão plenária, mediante antecipação de sessões, de dezembro para novembro, por conta da reforma do prédio do Parlamento Municipal, fez uma avaliação dos trabalhos legislativos. Declarou que vai permanecer o exercício da vereança, em visita aos bairros e comunidades rurais.