Vereador Telo apresenta demandas do Distrito do Caburi em Educação e Esporte

por Mayara Carneiro publicado 24/04/2023 16h35, última modificação 24/04/2023 18h17 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Como parlamentar, o vereador Telo Pinto (PSDB) sempre recebe demandas, seja da sede do município ou da zona rural. Na sessão desta segunda-feira, ele apresentou ao Governo do Estado do Amazonas duas proposituras voltadas ao Distrito do Caburi.

Em primeira Indicação, solicitou reforma e ampliação da Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Caburi, localizada na comunidade São Sebastião. Na seguinte, reivindicou contratação de dois auxiliares administrativos, dois Pedagogos ou Apoio Pedagógico e um Secretário para compor o quadro de funcionários da Escola Estadual Caburi.

Ao expor motivos, relatou dificuldade de permanência de profissionais tanto no Caburi como no Distrito do Mocambo. Pontou que os seletivos da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC), por serem macros, contemplam na seleção pessoas que, muitas vezes, nem são do município, as quais pedem remoção, após um período.

Sobre isso, o edil já conversou com Executiva Adjunta do Interior Ana Maria Araújo, de quem obteve a informação sobre novo edital e que vão levar em consideração a problemática. “Coloquei que possam colocar como requisito que as pessoas sejam da região ou das respectivas localidades, pois têm pessoas qualificadas”, declarou.

O parlamentar ainda abordou sobre a vinda do Prosai, elencando benefícios. Ressaltou importância de discussão e revisão referentes ao Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Município, pois vence ano que vem. Evidenciou para verificação também do Plano Diretor, da Lei de Ocupação do Solo e do Código de Postura.

“Essa Casa precisa iniciar estar atenta. O nosso Código de Postura é de 1968, nosso Plano Municipal de Gestão Integrada e de Resíduos Sólidos vai vencer, nosso Plano Diretor está vencido. Quando vamos começar essas discussões? Eu chamo a atenção do Parlamento e também do Poder Executivo”, finalizou.