Vereador Renei enfatiza questões sobre Educação e Esporte

por clely — publicado 17/04/2019 09h20, última modificação 17/04/2019 11h37 Texto: Clely Ferreira – Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
As reivindicações de escolas da rede Municipal de Ensino, em particular da zona rural, foi o primeiro assunto abordado pelo vereador Renei Mocambo (PR) na sessão de terça-feira (16). Renei se referiu à situação de falta de profissionais e, por consequência, a sobrecarga nos educandários.

O parlamentar exemplificou a Escola Senador José Esteves e a escola da comunidade do Santo Antônio. A segunda tem 38 alunos e não dispõe de cozinheira. “Os professores têm que dar aula, fazer a merenda e limpar a escola para se trabalhar no outro dia”, disse.

Sobre o assunto, relatou que já passou a situação para o Secretário Municipal de Educação João Costa. Renei parabenizou o vereador Maildson Fonseca (PSDB) pela propositura apresentada na segunda-feira (15) para revisão salarial dos professores contratados, com base na Lei da Isonomia Salarial. “Eles merecem. São os nossos guerreiros que estão aí na zona rural, trabalhando e levando a educação para as crianças do município de Parintins”, enalteceu.

A reunião na sexta-feira (12) com o Secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Caio André Oliveira, e secretário adjunto, Adérito Júnior, também foi pautada em seu discurso. No ensejo, Renei apresentou as demandas relacionadas à prática esportiva não somente na área rural, mas também na sede do município.

Em sua concepção, “o maior evento esportivo dentro do município é a Copa Alvorada” e o depois, os campeonatos realizados na zona rural. “No Mocambo e Caburi são mais de 30 equipes que participam desses campeonatos”, declarou. Renei citou uma competição no Mocambo “que envolve as crianças de 12 anos e os adolescentes de 15 anos”. Em busca de incentivo, informou que tem audiência marcada com o secretário Caio, em Manaus, na próxima segunda-feira (22).

Sobre a Agrovila, mencionou também o projeto “Vem pra Feira”. “Estamos colhendo os resultados daqueles investimentos que nós fizemos lá atrás e o deputado Cabo Maciel foi o grande parceiro, levando, articulando”,

Referente à agenda na capital amazonense comunicou que tem encontro marcado com o deputado para tratar, além da produção rural, sobre a confecção de vasilhas em cerâmica na comunidade de São Tomé.