Vereador Naldo Lima volta a solicitar a Ação Cidadania em Parintins
O vereador Naldo Lima (Podemos) apresentou um requerimento destinado ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), reiterando pedido para realização da Ação Cidadania, mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), na sede do município de Parintins. A medida busca viabilizar a grande demanda pela população parintinense, para retirada do documento pessoal de identificação, mas que há meses buscam agendamento e não conseguem.
No texto apresentado em plenário, o parlamentar justifica que tem recebido relatos de pessoas sobre dificuldades para agendamento no sistema, e que atualmente o atendimento presencial na Unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), só estão sendo ofertadas para prioridades como gestantes, idosos, PCD e moradores da zona rural. Em julho deste ano, o vereador já havia encaminhado indicação aos órgãos competentes, questionando sobre o tema e solicitando a realização da força tarefa no município, visto que o referido documento é fundamental para todas as pessoas e a demora na emissão pode ocasionar diversos problemas aos cidadãos.
“Queremos agilizar o processo, oferecendo atendimento rápido e gratuito, garantindo que a população parintinense possa obter ou atualizar seus documentos de identificação. Precisamos que a secretaria realize aqui em nossa cidade a mesma ação que está sendo ofertada em Manaus, desde o dia 25 de agosto com a oferta de 10 mil vagas. O atendimento presencial facilitará o acesso tanto para quem está com dificuldade de vaga no sistema, quanto para o público que não tem facilidade em manusear a ferramenta informatizada. Temos recebido constantes reclamações de populares que necessitam do agendamento no sistema, porém estão enfrentando dificuldade, pois a página custa abrir e quando abre as vagas para o PAC Parintins já estão esgotadas. Então precisamos agilizar esta demanda e ofertar a nossa população um atendimento mais rápido e humanizado”, defende o vereador.