Vereador Naldo Lima solicita inclusão de Equoterapia para vítimas de violência sexual

por Mayara Carneiro publicado 05/05/2025 13h58, última modificação 05/05/2025 13h58 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
O parlamentar justifica que o hipismo, especificamente a equoterapia, pode ser uma ferramenta terapêutica essencial para vítimas de violência, oferecendo benefícios tanto físicos quanto psicológicos.
Vereador Naldo Lima solicita inclusão de Equoterapia para vítimas de violência sexual

Vereador Naldo Lima na Câmara Municipal de Parintins

Durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Parintins, o vereador Naldo Lima (Pode) apresentou preocupação com a saúde dos munícipes ao solicitar do Executivo Municipal em parceria com a Associação dos Pecuarista de Parintins a implantação de sessões de hipismo (equoterapia), como parte da reabilitação e tratamento de pessoas vítimas de violência física, psicológica e sexual que fazem tratamento no CAPS Adolfo Lourido e no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis). O objetivo da proposta é ofertar o uso de cavalos como opção terapêutica, visando trabalhar o desenvolvimento biopsicossocial dos pacientes no município de Parintins. 

O parlamentar justifica que o hipismo, especificamente a equoterapia, pode ser uma ferramenta terapêutica essencial para vítimas de violência, oferecendo benefícios tanto físicos quanto psicológicos. A interação com cavalos pode ajudar a restaurar a confiança, reduzir o estresse e ansiedade, e melhorar a socialização e o desenvolvimento emocional. Ressaltando que o método já é realidade em muitos municípios brasileiros, e que segundo especialistas, a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar, assim como o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima, fatores cruciais para tratamento e recuperação de muitas patologias. 

“Precisamos buscar medidas que venham somar para o tratamento e recuperação dessas pessoas, que na maioria das vezes passaram por traumas e o contato com animais é uma forma de tratamento de saúde complementar muito importante, pois acaba trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto a seus familiares”, explica o vereador.