Vereador Naldo Lima solicita contratação de Psicólogos permanentes para as escolas municipais e estaduais de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 09/09/2025 12h50, última modificação 09/09/2025 12h50 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
O que é tido como insuficiente, diante dos inúmeros conflitos existentes, envolvendo questões sociais, familiar, preconceito e bullying que contribuem para situações emocionais dos alunos dentro das instituições, mas que podem ser adequadamente identificados pelos profissionais da área.
Vereador Naldo Lima solicita contratação de Psicólogos permanentes para as escolas municipais e estaduais de Parintins

Vereador Naldo Lima na Câmara Municipal de Parintins

Com objetivo de tratar questões sociais e emocionais que afetam o processo de aprendizagem e de convívio escolar, o vereador Naldo Lima (Podemos) apresentou na 40ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Parintins desta terça-feira (09.09) a indicação N° 1029/2025, solicitando a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que seja realizada a contratação de um psicólogo para cada escola das redes estadual e municipal de Parintins. 

Segundo o parlamentar, a proposta visa suprir a carência dos referidos profissionais nos estabelecimentos de ensino no município. Tendo em vista que chegou a nosso conhecimento que a SEDUC dispõe de apenas 03 psicólogos e a SEMED de 02 para atender toda rede de ensino. O que é tido como insuficiente, diante dos inúmeros conflitos existentes, envolvendo questões sociais, familiar, preconceito e bullying que contribuem para situações emocionais dos alunos dentro das instituições, mas que podem ser adequadamente identificados pelos profissionais da área, ofertando melhor compreensão e suporte aos estudantes. 

"É preocupante os conflitos envolvendo alunos na rede pública de ensino, assim como os casos de suicídio entre crianças e adolescentes em nossa cidade. São situações que precisam ser trabalhadas em casa, mas que também necessitam de acompanhamentos especializados. Por isso, solicitei a disponibilização de um profissional de psicologia para ajudar nossas crianças a enfrentarem e solucionar situações que muitas vezes não conseguem expressar e compartilhar com seus amigos e familiares", defende o vereador. 

O parlamentar reitera que não devemos apenas falar do Setembro Amarelo, mas devemos agir, buscando medidas concretas para ajudar nossas crianças e adolescentes em crises emocionais e mentais.