Vereador Naldo Lima solicita à SEMSA que intensifique campanhas de conscientização sobre o HIV na zona rural

por Raymar dos Reis Martins publicado 04/08/2025 13h35, última modificação 04/08/2025 13h44 Texto: Assessoria Parlamentar Foto: Kilmer Lima
O parlamentar justifica que a medida é necessária diante do índice crescente e da divulgação de novos casos.
Vereador Naldo Lima solicita à SEMSA que intensifique campanhas de conscientização sobre o HIV na zona rural

Vereador Naldo Lima

Na manhã desta segunda-feira (04 de agosto), durante sessão plenária da Câmara Municipal, o vereador Naldo Lima (Podemos), protocolou um documento indicando à Prefeitura Municipal de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), para que intensifique as ações de prevenção, conscientização e testes rápidos do vírus HIV nas comunidades da zona rural do município de Parintins. O parlamentar justifica que a medida é necessária diante do índice crescente e da divulgação de novos casos, nos últimos meses no município de Parintins.

O vereador justifica que o aumento expressivo de HIV no município, é motivo de preocupação pelos órgãos de saúde e acende um alerta ao poder público e a toda população parintinense. Diante diaso, o edil defende a importância da função social das camapanhas, sendo uma fonte de conhecimento ofertado pelos profissionais da saúde aos comunitários. Ele ressalta ainda sobre a necessidade de intensificação das referidas ações de prevenção e a realização de testes sorológicos de detecção de HIV, na cidade, mas também em todas as comunidades rural do Município. Tendo em vista que além do tratamento com medicamentos, também é fundamental a prevenção combinada, que inclui o uso de preservativos, testagem regular e a profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP) sendo um conjunto de medidas essenciais que reduzem os danos e possibilitam qualidade de vida e redução do risco de transmissão pelos pacientes.

“Esta é uma pauta que merece nossa atenção, tendo em vista que a cada atualização pela Secretária de Saúde, observamos que os casos de infecção pelo HIV, só cresce em nossa cidade. Isso muito nos preocupa, pois mesmo diante de todas informações e suporte gratuito ofertado pelo SUS, nas Unidades de Saúde em nosso município, mesmo assim, as taxas de pessoas infectadas são expressivas. Então precisamos reforçar também as campanhas de prevenção nas comunidades do interior, alertando os cidadãos sobre a importância da prevenção e alertando sobre a gravidade da doença”, justifica o parlamentar.