Vereador Naldo Lima solicita à SEMPA um meio de transporte adequado para escoação de produtos aos produtores da Colônia Canaã
Visando contribuir para o fortalecimento do setor primário no Município de Parintins, o vereador Naldo Lima (Podemos) usou o tempo regimental na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (18 de agosto), para solicitar à Prefeitura Municipal de Parintins, junto a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA) que seja realizada a compra de um triciclo de carga Motocar e disponibilizada aos produtores rurais da Colônia Canaã, localizada no Distrito do Caburi. Justificando que aquisição do veículo servirá como suporte para o escoamento de seus produtos da Colônia até o Porto.
O parlamentar justifica ainda, que a proposta leva em consideração o pedido dos produtores daquela região, a qual questionam sobre falta da disponibilidade de um transporte público para escoação de suas produções e que isso tem impossibilitado a continuidade dos trabalhos nos sítios, devido o auto custo na hora de escoar seus produtos até o porto para serem comercializados.
“Conversamos com a coordenadora da Colônia Canaã Geisiele Rodrigues, que nos inteirou sobre a dificuldade que os produtores vêm enfrentando desde que a Prefeitura suspendeu a disponibilidade do transporte, no final de 2024, ainda no mandato do ex-prefeito Bi Garcia. Ela relata que no início tentaram custear o transporte, mas a medida não compensava visto que o custo era maior que o ganho. Em consequência da falta do serviço, os produtores rurais desta localidade já sofreram muitas perdas de produtos, ficando com o prejuízo de várias toneladas de alimentos que poderiam abastecer o município de Parintins. Devemos fortalecer ainda mais a rede primária de abastecimento, dando cada vez mais suporte aos nossos produtores”, argumenta o vereador.
O vereador reitera compromisso com os produtores do Caburi em lutar junto aos Órgãos competentes para que tenham suas demandas atendidas, comprometendo-se em destinar parte do recurso de suas emendas impositivas para ano que vem a ser aplicada na pasta a fim de resolver a falta do serviço que tem prejudicado dezenas de famílias produtoras da referida região.