Vereador Naldo Lima propõe realização de palestras de conscientização sobre DST, nas escolas em Parintins
Com objetivo de informar e conscientizar os alunos sobre prevenção, tratamento e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), no Município de Parintins, o vereador Naldo Lima (Podemos), indicou através do requerimento n° 790/2025 solicitando uma ação conjunta das Secretarias de Saúde, Educação do Município e a Coordenadoria Regional de Educação de Parintins (SEDUC), para que promovam nas escolas municipais e estaduais, campanhas com palestras de conscientização e combate aos vírus e bactérias sexualmente transmissíveis como as hepatites, sífilis, HIV/AIDS, herpes genital, gonorreia e clamídia. A medida visa reduzir o preconceito e fortalecer através do conhecimento a promoção da saúde sexual dos parintinenses.
No texto, o parlamentar defende que as palestras são importantes ferramentas para fortalecimento do discurso de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis principalmente sobre o HIV. Ele salienta ainda que trabalhar o tema desde cedo e de forma correta com auxilio de profissionais qualificados e uso de metodologias apropriadas, como depoimentos, vídeo com reportagens para sensibilizar os alunos quanto aos riscos, vai contribuir na prevenção de problemas que atingem os jovens atualmente, destacando que em sua maioria os casos de doenças sexualmente transmissíveis, ocorrem por falta de informação.
“Essas medidas são cruciais, pois é uma oportunidade em que os alunos poderão tirar suas dúvidas, já que o propósito principal desses eventos são de promover a educação e estimular o conhecimento dos adolescentes. Devemos considerar que na maioria das vezes os familiares não sabem como lidar com a temática, ou acabam abordando de forma superficial, gerando mais dúvida na cabeça de seus filhos. Já em sala de aula os jovens podem sentir-se mais seguros em interagir, debater com os profissionais em relação ao assunto. É muito importante sim, que haja um diálogo aberto entre pais e as crianças, mas esse apoio por multiprofissionais ofertados nas palestras são indispensável para formação de cidadãos mais responsáveis e que principalmente tenham o conhecimento quanto o risco e os meios de prevenção dessas doenças que já atinge centenas de pessoas em nosso município”, destaca o vereador.