Vereador Naldo Lima propõe Projeto de Lei que beneficia pacientes diagnosticados com Lúpus
O Vereador Naldo Lima (PODE) apresentou o Projeto de Lei 111/2024 que “Equipara todo cidadão parintinense diagnosticado com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) em todos os seus direitos e prevê criação de grupo de apoio e a isenção de IPTU, ISS e ITBI”.
O objetivo é ofertar aos pacientes com esta condição de saúde, os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência.
De acordo com o parlamentar, o lúpus é uma doença crônica e degenerativa, ao qual pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, os cuidados devem ser constantes e acabam por envolver a atenção e comprometer a renda familiar.
“Devemos levar em conta os desafios diários que as pessoas com essa patologia enfrentam, bem como as necessidades e cuidados especializados, ao qual envolve cuidados médicos, medicamentos e acompanhamentos fisioterápicos para que na medida do possível possam viver com dignidade”, comenta.
O parlamentar reitera sobre à relevância e a importância da discussão sobre a temática. Tendo em vista que a oferta do benefício, é também uma maneira de preservar economicamente as pessoas portadoras do Lúpus a gastar além de seu cuidado pessoal, pois sabemos que o custo dos medicamentos é alto, onde a alimentação adequada também é parte fundamental no tratamento.